Enquanto o gestor continuar sendo estrela, a equipe não vai crescer.
Equipes conduzidas por lideranças que educam, escutam, apoiam e incentivam, inclusive, no momento do erro, sem punição e sim, dando liberdade na identificação da causa e realização de ajustes para retornar à rota planejada, tem, grandes chances, de obter muito aprendizado e grandes resultados.
No entanto, o líder precisa se desfazer do uniforme de herói, daquele que resolve tudo e das vaidades. Fácil não é, nem para líderes, nem para liderados. A maioria de nós foi educada para obedecer. Mas, experimentar essa postura menos autocrática e mais autônoma e colaborativa é muito viável e saudável para todos os envolvidos.
Ninguém fará igual ao líder. Certo? Viva a diversidade!👏🏻👏🏻👏🏻
E mais um viva para: “dar uma chance a outros caminhos de se obter melhores e maiores resultados”.
Como está a liderança por aí? Diz que delega, porém pede feedback do andamento de cada micro decisão que a equipe tomou? 🤔
Pois é, temos um longo caminho a percorrer! E o autoconhecimento é um dos principais pontos a ser trabalhado para a possível mudança da cultura organizacional que abrace a autogestão de equipes.
Que acha de avaliar agora sua empresa e identificar possíveis caminhos a seguir para mudar resultados? Na parte superior desta página, você pode acionar o link “Clique e avalie gratuitamente sua gestão empresarial“. Nós podemos te ajudar!